OS PRINCESENSES REVERENCIAM A MEMORIA DE CHICO SOARES -O "CANHOTO DA PARAIBA", E DÃO REPOUSO ETERNO AOS SEUS RESTOS MORTAIS - AGORA RELÍQUIAS!
Neste 7 de maio, os princesenses se mostraram sensíveis e grandiosos, ao homenagearem um dos seus filhos mais ilustres. Unidos, sem distinção de credos, de cores políticas, de nível social, de idade, o que se viu foi uma demonstração de respeito e admiração pela figura querida de Chico Soares, aqui nascido, falecido e sepultado em Paulista-PE
Passados dois anos do falecimento do homenageado foi criada uma Comissão de Princesenses para o Translado dos Restos Mortais de Francisco Soares, a qual, capitaneada pelo pesquisador Francisco Florencio, junto com Antonio Delano, Irismar Mangueira, João Mandu, Eduardo Abrantes e outros, mais o apoio oficial da Prefeitura, Empresa Funerária BM, Policia Militar da Paraiba e de Pernambuco e outros, conseguiram dar a pompa e solenidade que o falecido conterrâneo merecia.
Grande cortejo funeral, acompanhado por carros, estudantes e populares movimentou a cidade nesta sexta-feira memorável. A Banda da Policia Militar recebeu o cortejo na chegada à Igreja Matriz com o Hino Nacional.
A cerimonia religiosa (exéquias) foi conduzida pelo leigo João Mandu, contemporâneo e amigo de Chico Soares, tendo a Igreja Matriz ficado lotada de público.
Musicos princesenses, recifenses e das cidades pernambucanas vizinhas prestaram lindas homenagens musicais durante a cerimonia.
Da Matriz partiu o cortejo para o cemiterio, acompanhado por centenas de pessoas, com os estudantes portando faixas e coroas que exprimiam o respeito e a admiração pelo homenageado.
No cemitério, os restos mortais - agora relíquias - foram depositadas num mausoléu especialmente construido para este fim, em forma de um violão estilizado, como o ultimo presente dos princesenses ao conterraneo ilustre.
Ao som do toque de silencio executado por um músico da Banda da PMPB, encerrou-se este belo capítulo da história do povo princesense.
Em palanque instalado no local do enterro, autoridades e convidados exprimiram suas avaliações e emoções sobre o grande evento.
Á noite, na Rua Grande (Cel Marcolino ), em frente às futuras instalações do ESPAÇO CULTURAL "CANHOTO DA PARAIBA" foi realizado um belo show musical, com a presença de músicos princesenses, recifenses e em especial os vindos das vizinhas cidades pernambucanas, dentre os quais destacamos o violinista Edivaldo Perreti e o maestro Gilson Malaquias (Cacá) de Carnaiba.
Noite memorável.
Estamos todos de parabens!
O CORTEJO FÚNEBRE
O cortejo partiu de Serra Talhada/PE, em carro e urna funerária de luxo, gentilmente cedidos pela Empresa Funerária Bezerra de Melo, acompanhado de escolta da Policia Militar de Pernambuco e por guarnição de bombeiros da mesma corporação. Na fronteira estadual, foram recepcionados pela Policia Militar da Paraiba, em escolta comandada pelo Cap. Douglas Ferreira, que conduziu o cortejo até nossa cidade, onde na Pousada Ideal, se completaram os preparativos para o desfile final.
Todo o desfile foi feito sob o som da música "Saudades de Princesa", composição do homenageado, executada pelo Trio de Câmara Brasileiro (CD "Saudades de Princesa")
AS HOMENAGENS MUSICAIS
À NOITE, NA FRENTE DO PREDIO ONDE SERÁ INSTALADO O FUTURO "ESPAÇO CULTURAL CANHOTO DA PARAIBA", HOUVE MUSICA, MUITA MUSICA BOA, EXECUTADA POR ADMIRADORES E AMIGOS DE CHICO SOARES, ACOMPANHADA POR OUTROS TANTOS OUVINTES, TAMBEM APRECIADORES DA OBRA DO GENIO MUSICAL PRINCESENSE....
AS IMAGENS SÓ NÃO REVELAM A MUSICA QUE ENCHIA A NOITE....
e......
LÁ ONDE ESTIVER CHICO SOARES, O "CANHOTO DA PARAIBA", ESTARÁ - COMO EM VIDA SEMPRE ESTEVE - SORRINDO....
(fotos de Fabio Arruda e Francisco Florencio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário